quarta-feira, 19 de agosto de 2015

EMPOWERMENT

Empoderamento!


"Representa um processo de reconhecimento das raízes, criação e utilização de recursos e de instrumentos pelos indivíduos, grupos e comunidades em si mesmos e no meio envolvido.
Acréscimo de poder psicológico, sociocultural, político e econômico que permite aumentar a eficácia do exercício como cidadão negro na sociedade.
Todo cidadão negro deveria se empoderar.
Mude o quadro, busque!"
Thaís Murri

"Capacidade do indivíduo realizar, por si mesmo, as mudanças necessárias para evoluir e se fortalecer."
Paulo Freire

"Ausência de restrições externas que possibilitam a pessoa viver os seus valores."
Christian Welzel

"Significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra.
O empoderamento possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação politica. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro."
Significados.com.br (http://www.significados.com.br/)

"Empoderar-se é um processo emancipatório, onde o indivíduo dá poder a si mesmo para viver a vida que escolheu. Quando a pessoa escolhe por se empoderar, ela fica consciente das decisões que toma para a sua vida, conhece suas capacidades e suas possibilidades de contribuição para o mundo. Dessa forma, se tornam mais criativas e produtivas, o que para a sociedade é ótimo, pois aumentando a capacidade produtiva dos seus cidadãos, alavancamos nosso crescimento econômico. O indivíduo empoderado vive de forma plena seus valores e tem alto senso de pertencimento e reconhecimento. tornando-se mais engajado socialmento e menos suscetível a manipulação."


O Coletivo Justiça Negra Luiz Gama tem como um de seus objetivos a promoção do empoderamento econômico e intelectual da Juventude Negra!
Para tanto, acreditamos que contribuir na emancipação mental de jovens negros através de formação intelectual, cultural e politica com ênfase em questões raciais, históricas e contemporâneas é o caminho a ser seguido para este fim. 
Selecionando os principais ícones da luta antirracista, ou temas discriminatórios articulados ao racismo em sua opressão, bem como incentivando líderes e fomentar reflexão nas atuais medidas de promoção de igualdade racial, bem como identificar desigualdades é a nossa forma de operar objetivando o alcance de nossas metas, nunca se furtando a outras técnicas de abordagem ou posicionamento ante as questões sociais, sempre com firmeza de propósitos e atitude. 

Entre alguns de nossos projetos destacamos três de linha academicista que possuem grande importância para nosso grupo e efetividade coletiva.




O Curso Preparatório de Carreiras Jurídicas é o nosso "primogênito". Como somos um grupo formado em sua maioria por jovens oriundos da área do direito, nada mais natural do que iniciar um processo de crescimento e aprendizagem objetivando ocupar os espaços jurídicos, meio pelo qual acreditamos ser um dos pilares da manutenção do racismo institucional no Brasil. A escolha do Adinkra Onnim como siímbolo do curso se dá porque ele é o símbolo do conhecimento, vem do nome NEA ONNIM NO SUA A, OHU - Quem não sabe pode saber aprendendo, símbolo do conhecimento da aprendizagem permanente e da busca continua do saber. O Curso Onnim acontece aos sábados na CAARJ sob a coordenação das doutoras Giovana Mariano e Elaine Barbosa e o foco é o preparatório para jovens negros estudando ou graduados em direito, o curso é gratuito e devido a essa particularidade faltas não são toleradas. Para ingressar é necessário entrar em contato através do e-mail: educ.jnlg@gmail.com.




  Diálogos! A melhor forma de absorção de conhecimento é através da troca de informações, o compartilhar de ideias, e o Diálogos surge neste entendimento. 
 Conjunto de palestras intermitentes, que se propõe a trazer grandes ícones da militância negra ligados as mais diversas áreas para um contato com o público jovem, atuantes em coletivos, participantes de movimentos, convivas do ambiente universitário, estudiosos e pesquisadores da causa negra e humanitária.
 Diálogos se propõe ao que o nome se designa, dialogar e trocar informações pertinentes e necessárias para a construção de ideias. Os Diálogos possuem entrada gratuita e suas datas são anunciadas em nossas contas no facebook e no Google+.



 Projeto de extrema necessidade na construção de uma consciência sólida e plural do Movimento Negro como organismo de atuação militante, debate e emancipação do povo negro. 
 Com o intuito de fomentar a percepção crítica da condição da população negra no Brasil pós-abolição, são abordados na metodologia pontos práticos e teóricos. Isto é, o olhar acadêmico e as vivências práticas de ativistas com destaque nos movimentos sociais. No que couber, em análise de aproximação e distanciamento, serão observados os olhares étnicos: eurocentricos e afrocentricos. 
 Com duração estimada de 12 meses, divididos em módulos, sendo cada um destinado a um tema as inscrições para os módulos do curso são efetuadas através da página virtual e concretizadas posteriormente através de contato por e-mail.
 O acesso esta intimamente ligado ao objetivo central do coletivo, jovens negros e negras.
O Baobá do conhecimento
 O Baobá como árvore símbolo africana tem um significado importante em nossa visão. Sendo milenar e retentor de água, abriga em si as características de possuir uma raiz forte, a sabedoria e conhecimento que só o tempo pode dar.
 As folhas de nosso Baobá são formadas por pássaros, que durante o aprendizado abastecem-se de seus suprimentos, de sua água que a saber é sua essência de conhecimento, sabedoria reservada em seu interior.
 Quando instruídas, estas folhas alçam voo na forma de pássaros em revoada, deixando seu lugar de conforto no Baobá e saindo para se tornarem novos Baobás.
 
 Estes são alguns dos projetos em movimento no coletivo e outros virão, estamos em constante movimento por mudanças e crescimento intelectual, espiritual e profissional, venha com a gente!

Juntos pelo empoderamento da juventude negra!




Nenhum comentário:

Postar um comentário